Rio Pardo recebe o Prêmio de Boas Práticas de Transparência na Internet

fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Rio Pardo
data: 11/12/2014
A Prefeitura Municipal de Rio Pardo recebeu no dia 8 de dezembro, do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), o Prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet 2014. Todos os municípios gaúchos participam, e estão divididos em duas categorias, abaixo de 10 mil habitantes e acima de 10mil.

O prêmio faz parte da campanha Transparência: faça essa ideia pegar. Com esse projeto, o TCE-RS busca estimular a população a usar instrumentos da Lei Federal de Acesso à Informação (LAI), e também conscientizar os gestores públicos da importância em manter a transparência.

Os poderes Executivos e Legislativos gaúchos que se destacaram, ou seja, que disponibilizaram na internet informações como: endereços e telefones das unidades, os horários de atendimento ao público; dados gerais para acompanhamento de programas, ações, projetos e obras; licitações, despesas e receitas, garantiram respostas às perguntas mais frequentes da sociedade e acessibilidade de conteúdo para pessoas com deficiência, foram premiados, recebendo um diploma de menção honrosa e um selo digital para os sites vencedores.
Em Rio Pardo, de acordo com o Lucas Gomes Vilvert, da equipe de Tecnologia da Informação (TI) da prefeitura, a busca pela transparência é constante, “buscamos adequar nossas ferramentas para cumprir a Lei Federal,” disse Vilvert. Eduardo Pellegrini, também da equipe de TI do órgão municipal, destaca que o município criou uma Lei para assegurar esse acesso.

Para o prefeito Municipal de Rio Pardo, Fernando Schwanke, que foi à Porto Alegre receber o prêmio, “a transparência é a marca de nossa gestão, por esse motivo, buscamos diversas ferramentas para garantir todas as informações que a comunidade necessita sobre os órgãos municipais” disse o prefeito.